Portuguesse

Chamada de 1000 mulheres para o lançamento de Aysel Tuğluk!

Aysel Tuğluk é uma entre milhões de mulheres nascidas em uma região difícil, com muitos problemas complexos. Ela é uma mulher que escolheu lutar contra a marginalização e em nome de todos os marginalizados pelas relações de poder, especialmente curdos e mulheres. Ela é uma mulher que nunca teve o privilégio de construir uma vida longe das dificuldades e problemas de sua região, e que nunca desistiu de lutar na interseção do movimento de mulheres e dos defensores dos direitos humanos. É o emblema da luta pela democracia e pela liberdade na Turquia. Advogada e política, ela é um valioso membro do movimento pelos direitos das mulheres, que nos une com um profundo senso de solidariedade.

Aysel Tuğluk foi julgada durante o seu mandato como deputada pelos seus discursos que se enquadravam no âmbito da liberdade de pensamento e expressão. Ela está na prisão há vários anos. Embora tenha sido declarado por instituições de saúde relevantes que ela não poderia viver na prisão, ela ainda está em cativeiro com base no relatório do Instituto de Medicina Legal de Istambul. Ela não consegue se recuperar nessas condições de prisão e sua saúde está se deteriorando irreversivelmente a cada dia que passa.

Aysel é nossa camarada, nossa irmã.

Não podemos mais ficar calados de que a vida de Aysel está em perigo. Não podemos ser espectadores.

Como 1000 mulheres de diferentes origens e em nome da luta pelos direitos humanos, convidamos a todos a dar voz a Aysel. Não queremos derramar lágrimas.

Há centenas de pessoas presas na Turquia hoje, muitas delas gravemente doentes. No mês passado, sete prisioneiros morreram em prisões turcas. A libertação de prisioneiros doentes é um requisito da legislação e convenções nacionais e internacionais. Toda pessoa tem direito a morar e ser cuidada em casa, entre seus entes queridos. Protegemos o direito à vida.

Queremos liberdade para Aysel Tuğluk e para todos os prisioneiros doentes antes que seja tarde demais.

Sign